segunda-feira, 9 de março de 2009

As Estátuas de Endovélico

Há alguns anos atrás, foram descobertas várias estátuas no antigo santuário de S. Miguel da Mota, anteriormente o templo romano de Endovélico.

Os achados revelaram os exemplares em melhor estado de conservação conhecidos até à data. Estes incluem uma possível representação da divindade (nesta imagem à esquerda), desnudada, com uma capa e um instrumento na mão esquerda, possivelmente uma lança. Incluem igualmente uma "sacerdotiza" com uma oferenda votiva(?), um homem (?) togado, e uma pequena estatueta de um javali. Foram também encontradas 3 novas aras, uma delas com uma denominação de Endovélico única até à data: "Ennouolico" (já era conhecida uma outra variação muito semelhante: "Enobolico"). Nesta mesma ara, a fórmula ritual com que se refere ao deus, "Deo Domino", "deus Senhor", é também inédita.

Neste PDF poderá ser consultado o resultado das mais recentes pesquisas. Porém, apesar da abundância de artefactos, o mistério sobre o deus permanece...

PDF

2 comentários:

  1. AWEN á ti nobre Amergin... Sudados sejas três vezes /l\
    Realmente ispirador este texto q expos aqui, e muito bom saber que agora temos textos da grande OBOD em português (pois sou do Brasil)... obrigado por compartilhar conosco, que as bençãos de Dagda caiam sobre ti e os ventos de Bem aventurança soprem em tua face!!!
    Se quiseres me add em meu msn é: eldrichazel@gmail.com
    É meu endereço de blog é: www.eldrichazel.blogspot.com
    Até breve...

    Ëldrich Hazel "O Verdejante"

    ResponderEliminar
  2. Bem-vindo Eldrich! /|\
    Grato pelas tuas palavras. Se tiveres oportunidade, visita o fórum druídico, cuja ligação está em: www.obod.pt
    Saudações!

    ResponderEliminar