quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Teoria da Contuidade Paleolítica - "Do Ocidente vem a Luz..."



Já ouviram falar?

O nome é um bocado esquisito, é um facto. Mas a teoria em si é interessante. Ora vejamos...

Implica pôr em causa tudo o que conhecemos e tem a ver com as antigas línguas da Lusitânia e da própria Ibéria...

Resumidamente:

"A Teoria da Continuidade Paleolítica é uma hipótese que sugere que a hipotética língua Proto-Indo-Europeia pode ser traçada até à era Paleolítica, dezenas de milhares de anos antes do Calcolítico, ou, no máximo, até ao Neolítico."

"A T. da C. P. sugere que o advento das línguas Indo-Europeias deve ligar-se à chegada do Homo Sapiens à Europa e Ásia vindos desde a África no Paleolítico Superior."

"A expansão colonial dos Celtas começou muito antes do período de La Tene e deu-se de Oeste para Este, e não vice-versa."

Assinalei a negrito um pormenor que me parece interessante, pois já alguns arqueólogos do início do séc. XX postulavam esta teoria, incluindo Martins Sarmento, p. ex.

Temos tendência a pensar que a civilização, a sabedoria, a língua, vem sempre "de outro lado", do "oriente", etc. mas será que as coisas são assim tão lineares e simplistas? O facto é que não temos provas que sustentem concretamente esta hipótese. A T. da C. P. é assim, pelo menos, tão ou mais válida que a teoria geralmente defendida pelos arqueólogos nos circuitos académicos...

Fonte: (wikipedia)

Há um livro da editora "Apenas Livros" exactamente sobre este tema. Merece a pena ser lido.

1 comentário:

  1. eu diria mais,...eu acredito na mais antiguidade dos povos ibéricos, como os lusitanos.Como se sabe e foram descobertos vesttígios neanderthais em toda a ibéria e europa antes do homo sapiens chegar...ora, eu digo que os povos ibéricos advêm do homem neanderthal e não de sapiens...

    ResponderEliminar