
Foi ao subir esta Torre que o seu filho Ith viu a Ilha Verde (Irlanda) pela primeira vez... e o seu desejo impeliu-o a comandar a primeira expedição até a esta terra antiga. Porém, tal não se revelou uma tarefa fácil. Ith foi traiçoeiramente assassinado.
Ao saber deste acontecimento, o seu irmão Mil decidiu vingá-lo e, acompanhado pelo bardo-druida Amergin, os Filhos de Mil conquistaram a Ilha Verde à raça semi-divina do Povo de Dana (Tuatha de Danann).
O Povo de Dana foi assim forçado a viver no submundo, habitando as mamoas e os antigos recintos sagrados dos povos antigos, convivendo com os seres humanos em planos distintos mas que por vezes se entrecruzam...
Os Filhos de Mil conduziram a última das invasões míticas da Irlanda, após os Cessair, Partholon, Nemed, Fir Bolg e os Tuatha de Danann.
O Livro das Invasões, bem como outros registos míticos irlandeses, é uma das bases que permite o estudo das antigas crónicas dos povos celtas. Provavelmente, muito do seu conteúdo terá sido alterado. A sua "validade histórica" é decerto constestável. Mas é inegável a sensação da "corrente celta" que ainda corre nestes relatos...
O Povo de Dana viverá sempre nas profundezas, apenas visível para os olhos e os espíritos que sentem a magia da ancestral Ilha Verde!
ResponderEliminarParabéns pelo blogue! Magnífico!
Elaine
Parabéns pelo "bosque dos druidas" que tenho "procurado" encontrar na nossa amada Lusitânia!
ResponderEliminarRoss-Megon